quinta-feira, 12 de abril de 2012

Onde é Springfield?

Criador dos Simpsons responde!


Segundo Matt Groening, criador dos Simpsons, a Springfield dos Simpsons afinal existe mesmo e fica perto de Portland (no estado de Oregon), cidade natal do "pai" destas personagens animadas. O autor refere que se inspirou numa popular série televisiva dos anos de 1950 nos EUA ("Father Knows Best"), passada em Springfield.

Groening começou por manter segredo sobre essa inspiração, porque com tanta cidade baptizada com esse nome, poderia haver muita gente a achar que era a sua Springfield que estava ali nos Simpsons, uma série distinguida até agora com 27 prémios Emmy (atribuídos pela indústria da televisão norte-americana) e que é vista em mais de 100 países e 50 idiomas, de acordo com o jornal Guardian, que acrescenta que os Simpsons são hoje a mais antiga sitcom norte-americana no ar.





O mesmo jornal britânico acrescenta que havia outras pistas sobre a localização de Springfield, já que o autor usou nomes de ruas dessa terra que fica perto da sua cidade natal para baptizar personagens, como o reverendo Lovejoy ou o vizinho de Homer (cujo nome é inspirado no poeta grego Homero), Ned Flanders. Até mesmo a morada dos Simpsons coincide com a de Groening quando era criança.

Em Portugal, a série é transmitida na RTP2 e no canal Fox (cabo). Popularizou também expressões linguísticas como "D'Oh", o berro de Homer que, em 2001, entrou para o Oxford English Dictionary, que a definiu como a expressão de uma frustração quando alguém se apercebe de que as coisas não correram como pretendido, ou, num sentido pejorativo, como uma expressão usada por alguém para sustentar que outra pessoa disse uma tolice.



Fonte: publico.pt

Sem comentários: