quinta-feira, 5 de abril de 2012

Chile autoriza mega-projecto de novas barragens na Patagónia


Chile autoriza mega-projecto de novas barragens na Patagónia

Cinco novas barragens vão mesmo ser construídas na Patagónia, depois de o Supremo Tribunal chileno ter validado nesta quarta-feira este mega-projecto que causou violentos protestos no ano passado.


Organizações ambientalistas e autarcas da região tinham apresentado recurso, depois de em Outubro de 2011 ter sido dada luz verde ao projectoHidroAysen, num tribunal de primeira instância.

Ontem, o tribunal recusou o apelo e tornou definitiva a decisão que autoriza a construção de cinco barragens nos vales, até agora preservados, da Patagónia. Estima-se que sejam inundados 5900 hectares. Agora fica a faltar a luz verde do Governo. Em todo o caso, os trabalhos só deverão começar em 2014 e demorar dez anos.

A meta do projecto do consórcio hispano-chileno Endesa-Colbun é produzir 2750 megawatts e aumentar em 20% a capacidade eléctrica do país, que sofre problemas recorrentes de abastecimento de energia.

Em Maio, violentas manifestações em Santiago e Coyhaiaque protestaram contra as novas barragens. Para estes, é um sacrilégio que vai desfigurar uma das últimas paisagens virgens do planeta, uma região de florestas, lagos e glaciares que atrai turistas de todo o mundo. Um dos locais afectados será o Parque Nacional Laguna San Rafael e uma das espécies que mais tem a perder é o Huemul, dos Andes, da família dos veados e já ameaçada. Para os defensores, o projecto é vital para a independência energética do Chile.



Fonte: publico.pt


Mas afinal... que projecto é este? De grosso modo, o melhor que encontrei foi este "boneco":



Sem comentários: